Tacando fogo no blog
Ai, ai, ai….
Os leitores gostam de tacar fogo neste blog.
Foi só falar de Adão e Eva já pediram que eu faça a seguinte pergunta:
*Você acredita na história de Adão e Eva? Crê que o homem foi feito de barro e Eva de uma costela do Adão?



29 janeiro 2008
5:56 pm
Nº 17136
Não acredito, Adão e Eva na biblia è um exemplo para ser contado um fato.
Email do autor: f.bataglini@ig.com.br
29 janeiro 2008
6:21 pm
Nº 17139
É CLARO QUE SIM!!!
Foi assim que Deus criou o homem, e não acreditar nisto é não acreditar em Deus…. A Bíblia não é um livro de historinhas… são fatos reais… e se alguém falar: Como você pode ter certeza do que está dizendo? É simples eu conheci e aceitei Jesus como meu único e suficiente salvador e sei muito bem como é…..
Email do autor:
29 janeiro 2008
6:26 pm
Nº 17140
Quando eu era criança meus avós contavam essas historias.
Deus criou Adão e de uma costela ele fez Eva.
Ai vem a historinha da maça.
Sempre ouvia eles falarem que não podia contar estrelas, muito menos apontar com os dedos, senão nascia verrugas.
Comparo com a história do Boitatá, saci pererê, etc.
Como que a gente faz pra ensinar aos filhos? Fala essa historinha de Adão e Eva, ou, acompanha a ciência?
E os padres, será que acreditam nessa história?
Email do autor:
29 janeiro 2008
7:03 pm
Nº 17142
Como cristão eu acredito sim, pois a Palavra de Deus é nossa regra de fé.
Email do autor: madson7_mga@ig.com.br
29 janeiro 2008
7:04 pm
Nº 17143
Eu acredito na história de Adão e Eva. A Bíblia não é um livro para crer em parte, ou seja, ou se acredita em tudo ou em nada. Eu creio em Deus e no livro que Ele deixou como guia. Ele não mente nunca. Não inventaria algo assim, sem nenhum propósito.
Email do autor:
29 janeiro 2008
8:28 pm
Nº 17148
se as vezes acredito até no edson lima,nao vou acreditar na unica verdade que tem na terra que é a biblia?.
Email do autor:
29 janeiro 2008
8:36 pm
Nº 17152
Não. Metáfora pura.
Email do autor: luizbortolotto@gmail.com
29 janeiro 2008
9:45 pm
Nº 17163
Historinha para explicar o que antes o homem nao era capaz de fazer, a evolucao das especies
Email do autor:
29 janeiro 2008
9:48 pm
Nº 17164
Cada um tem o direito de acreditar no que quiser, eu acredito, porque sou cristã, portanto, acredito que Deus fez como está escrito na Bíblia.
Email do autor:
29 janeiro 2008
10:35 pm
Nº 17168
Ai,ai,ai, digo eu, quanta ignorância!! negar esse fato é negar a palavra de Deus, é negar que a biblia contem a verdade.Na biblia está escrito: ” Errais por não conhecerdes a escritura ( mateus 22:29)”.Mas ficaria feliz se todos conhecessem pelo menos Jesus, ja estaria de bom tamanho.
Email do autor:
29 janeiro 2008
10:42 pm
Nº 17169
Não é bem essa a história.
Email do autor:
30 janeiro 2008
12:06 am
Nº 17171
A genealogia de Jesus, começando a partir de Adão, foi registrada pelo evangelista Lucas. (Lucas 3:23-38)
Se Gênesis fosse um mito, então em que ponto da genealogia os nomes reais terminariam e os chamados nomes lendários começariam? Jesus, que existia no céu antes de vir à Terra, acreditava no livro de Gênesis, incluindo o relato sobre Adão e Eva. (Mateus 19:4-6) Assim, questionar Gênesis é minar a credibilidade do próprio Jesus, bem como a de muitos escritores da Bíblia. — 1 Crônicas 1:1; 1 Coríntios 15:22; Judas 14.
Email do autor: fredflin@bol.com.br
30 janeiro 2008
12:09 am
Nº 17172
E Edson tem ainda, a maioria dos cientistas reconhece que a raça humana é uma única família com uma origem comum. Muitos teólogos acham impossível negar que os efeitos do pecado original, cometido por um ancestral comum, foram transmitidos à humanidade. A crença de que o homem se desenvolveu de mais de uma fonte os obrigaria a dizer que diversos antepassados cometeram um pecado original. Isto, por sua vez, os compeleria a negar que Cristo, “o último Adão”, remiu a humanidade. Mas Jesus e seus discípulos não se confrontaram com tal dilema. Reconheceram que o relato de Gênesis é realmente um fato real. — 1 Coríntios 15:22, 45; Gênesis 1:27; 2:24; Mateus 19:4, 5; Romanos 5:12-19.
Email do autor: fredflin@bol.com.br
30 janeiro 2008
8:15 am
Nº 17188
Tem gente que acredita que o homem evolui do macaco.
Eu creio que fui feito por Deus, assim como Adão e Eva.
Agora quem quer acreditar que veio do macaco, fique a vontade.
Email do autor:
30 janeiro 2008
8:59 am
Nº 17201
DE ONDE VIEMOS AFINAL? DE UMA COSTELA OU DE BARRO?
Quando aceitamos DEUS em nosso coração, e entregamos nossa vida a JESUS como nosso Salvador e Senhor! essas dúvidas nem aparecem, pois sabemos que é de DEUS que advem o amor e a sabedoria suprema e com certeza ele deu o melhor que ele tinha para nossas vidas.
Quanto aos incrédulos, uma reflexão:
Sabe qual é o clamor de um ser humano (qualquer um ); na hora da dor e do desespero?
ai meu Deus!!!!!!
Email do autor: jcercoles@msn.com
30 janeiro 2008
9:35 am
Nº 17214
eu acredito em:
1.- Darwin
2.- Maomé
3.- Sidharta Gautama - o buda
4.- Confúcio,
5.- Rivail - Allan Kardec
6.- Ghandi
7.- em todos os Papas Romanos
8.- Russel
9.- Smith
10.-horóscopo………..
tudo o que passar disso,
provém de Deus Pai YHWH……credo em cruiz!!!!
Email do autor: redered1@wnet.com.br
30 janeiro 2008
9:36 am
Nº 17215
Agora alguém poderia me responder qual foi o salvo do dilúvio, pois pelas historinhas, Noé salvou um casal de cada espécie.
Quem acredita nisso?
Email do autor:
30 janeiro 2008
9:41 am
Nº 17220
- “conheci e aceitei Jesus como meu único e suficiente salvador e sei muito bem como é”.
Engana-se quem acha que conhecer e aceitar Jesus é suficiente para conseguir a sabedoria.
- “E os padres, será que acreditam nessa história?”
Tem muito cristão se enganando. O próprio clero já se convenceu de que essa história é uma metáfora.
- “a Palavra de Deus é nossa regra de fé.”
E onde está a palavra de Deus? Alguns diriam “na Bíblia”. Mas, quem garante? A Bíblia foi escrita por homens. E quem pode garantir que Deus não se manifesta pelos cientistas também?
- “A Bíblia não é um livro para crer em parte, ou seja, ou se acredita em tudo ou em nada.”
O problema não é acreditar na Bíblia. O problema é interpretá-la.
- “Cada um tem o direito de acreditar no que quiser”.
E cada um tem o direito de se enganar como quiser.
- “Tem gente que acredita que o homem evolui do macaco.”
Não conheço ninguém que acredite nisso. Muita gente se engana ao achar que a ciência diz que o homem evoluiu do macaco. A ciência não diz isso. Se alguém pensa assim, é bom estudar mais.
- “Quanto aos incrédulos, uma reflexão…”, “Sabe qual é o clamor de um ser humano (qualquer um ); na hora da dor e do desespero? ai meu Deus!!!!!!”
Esse tema não é sobre crença em Deus… é sobre interpretação da Bíblia.
Email do autor: paulosoares.br@gmail.com
30 janeiro 2008
9:42 am
Nº 17222
entao do que somos feitos? hoje vi no site da globo a bisneta de gand jogando suas cinzas ao mar, vi também na capa de odiario um esqueleto humano.
É omo esta escrito nas escrituras sagradas, E o homen volta ao po de onde veio, e o espirito volta a Deus que o deu!
alguém de vcs que não acredita nas escrituras sagradas pode me responder isto?
pq tudo que existe sobre a terra, predios,plantas de todas as especies,carros e etc, por mais que demore a terra tudo consome, desde o jornal que leva em media 1 semana até o vidro quedemora 200 anos, por que isso acontece? será que é porque foi feito de outras substanciaque não provem da terra?
Email do autor:
30 janeiro 2008
10:10 am
Nº 17228
Para o indignado:
Realmente vc disse certo: “historinhas” dizem que foram salvos dois animais de cada especie, mas não é bem assim que a Bíblia relata, veja abaixo o correto:
(Gênesis 7:1-2) . . .: “Entra na arca, tu e todos os da tua casa, porque tu és quem eu vi ser justo diante de mim no meio desta geração. De cada animal limpo tens de tomar a ti de sete em sete, o macho e sua fêmea; e de todo animal que não é limpo apenas dois, o macho e sua fêmea. . .
Portanto dos animais domésticos foram sete de cada e dos outros dois.
É isso possivel?Podia a Arca Conter Todos os Animais?
É verdade que as enciclopédias mencionam mais de um milhão de variedades de animais. Mas Noé foi instruído a preservar apenas representantes de toda “espécie” de animal terrestre e de criatura voadora. Alguns pesquisadores disseram que apenas 43 “espécies” de mamíferos, 74 “espécies” de aves e 10 “espécies” de répteis podiam ter produzido a grande variedade de espécies dessas criaturas hoje conhecidas. A arca tinha cerca de 40.000 m3 de espaço útil — suficiente para a lista de passageiros.
Email do autor: fredflin@bol.com.br
30 janeiro 2008
10:41 am
Nº 17236
Sempre tem os espertões da vida…. querido “Esperto”… Me diga de onde vem os homens? Como surgiram? Qual ciência que diz? …… inhac inhac inhac……E outra não gosto de discutir com quem não entende do assunto….. e tem outra não brinca com as coisas de Deus não, seja esperto tá….
CAdê o VR de verdade Edson…
Email do autor:
30 janeiro 2008
10:56 am
Nº 17240
Fico admirado quanto a exposição de argumentos de tanta gente radical. Cada um com sua razão…Mas muito radical. Isso não serve para mim.
Email do autor: rafaelmonteiro@bol.com.br
30 janeiro 2008
10:59 am
Nº 17241
Tudo o que a ciência afirma ela prova. Nem tudo o que os fundamentalistas (que se fundamentam em escritos) afirmam eles provam. É uma simples questão de opção: acreditar naquilo que se prova ou naquilo que quer. Eu prefiro acreditar no que se prova. Até hoje ninguém provou que Adão e Eva existiram. Por outro lado, está mais do que provada a evolução das espécies.
Email do autor: paulosoares.br@gmail.com
30 janeiro 2008
11:08 am
Nº 17245
Oired, obrigado pelas palavras.
Só mais umas perguntas: em que ano aconteceu o tal dilúvio?
Quais a pessoas que foram salvos por Noé?
A dúvida é pra saber a minha origem, afinal, pela história são nossos parentes.
Email do autor:
30 janeiro 2008
11:12 am
Nº 17247
Não é apenas linguagem figurada, para o bom entededor.
Email do autor: renatoalex@hotmail.com
30 janeiro 2008
11:13 am
Nº 17249
Segundo Oried a Arca de Noé deveria ter 200 metro de comprimento, 50 metros de largura por 4 metros de altura.
Email do autor:
30 janeiro 2008
11:31 am
Nº 17258
Para Indignado:
O dilúvio ocorreu no ano 2370 AEC.
Noé e sua família entraram na arca no 600.° ano da vida de Noé, no 2.° mês (outubro-novembro), no dia 17. (Gên 7:11) Um ano mais tarde (o ano consistindo em 360 dias) chegou-se ao dia 17 do 2.° mês do 601.° ano. Dez dias depois, seria o dia 27 do 2.° mês, quando saíram; passaram na arca o total de 370 dias, ou partes de 371 dias diferentes. (Gên 8:13, 14) No diário de bordo mantido por Noé, parece que ele usou meses de 30 dias cada um, 12 desses meses equivalendo a 360 dias. Assim evitou todas as frações complicadas que estariam envolvidas se tivesse usado meses estritamente lunares, que consistem em um pouco mais de 291?2 dias. Que tais cálculos foram usados no relato é evidente no fato de que um período de cinco meses equivalia a 150 dias. — Gên 7:11, 24; 8:3, 4.
Quem se salvou?
Noé e sua esposa
Seus tres filhos e suas tres noras, total de 8 pessoas.
Email do autor: fredflin@bol.com.br
30 janeiro 2008
11:54 am
Nº 17263
Para Paulo Soares:
A Bíblia é cientificamente correta, por exemplo:
>> A Bíblia ja dizia por séculos que a terra é redonda e suspensa sobre o vazio do espaço.(Isaías 40:22) (Jó 26:7)
A ciência só acreditou nisso no século passdo.
>>Sobre saneamento e higiene, a Bíblia fala sobre cuidados com fezes e em lidar com defuntos.(Levítico 13:46,52)(Deuteronômio 23:12, 13)
Só no século passado a ciêcia comprovou a existencia de microorganismos nocivos a saude.
>>>A Bíblia diz que a Lebre é ruminante(Levítico 11:6)
Só na decada de 60 que a ciência comprovou isso.
>>> A Bíblia diz que os dentes tem pele.(Jó 2:4)
Os cientistas vieram a compreender que o esmalte que recobre os dentes não é apenas uma camada morta. Antes, falam dele como sendo “superpele” produzida pelas células epiteliais (da pele).
Esses são apenas alguns exemplos, a Bíblia é exata quando fala de ciência mesmo em épocas que a ciência não concordava, como por exemplo sobre o formato da Terra, ela é exata em geografia e em história.
Muitas religiões falham em ensinar a Biblia, muitos fazem atrocidades em nome de Cristo, mas isso são falhas dos humanos e não da Biblia, ele é um livro exato, divino.
>>
Email do autor: fredflin@bol.com.br
30 janeiro 2008
11:54 am
Nº 17264
o ano naquele tempo, começava em março/abril….
Email do autor: redered1@wnet.com.br
30 janeiro 2008
12:14 pm
Nº 17265
Pros que não acreditam na Ciência, eu gostaria de fazer uma pergunta: qual a ordem de criação do mundo?
Email do autor: luizbortolotto@gmail.com
30 janeiro 2008
12:56 pm
Nº 17272
só me respondam o seguinte.. se Deus criou um ÚNICO HOMEM CHAMADO ADÃO, e UMA ÚNICA MULHER CHAMADA EVA, quando Caim matou Abel, e foi embora do convívio de seus pais, a Biblia relata que ele encontrou outros povos em outras regiões…
Então.. de onde veio esses OUTROS POVOS? eram alienigenas visitando a Terra??
Email do autor: reinaldo1601@hotmail.com
30 janeiro 2008
1:03 pm
Nº 17273
Muito boa a pergunta do Reinaldo. Responda quem souber.
Email do autor: edsonlima@odiariomaringa.com.br
30 janeiro 2008
1:16 pm
Nº 17275
Interessante a pergunta Reinaldo. E de dificil resposta, principalmente pq acreditamos no q esta escrito, não tendo nenhuma outra evidencia sobre os fatos.
Alguns entendem q a Biblia tem q ser seguida ao pé da letra se trantando de uma verdade absoluta. Outros entendem q a Bíblia seja interpretativa e q vc tem q trazer o q tem de melhor dela pra sua vida.
Alguns fatos narrados na bíblia tem confirmações científicas. Outros não. No q acreditar?
O problema é q estamos tratando de crença e principalmente no Brasil, crença é algo individual, q vai do senso crítico de cada pessoa.
Eu poderia dizer q Adão e Eva eram os moradores do Paraíso, e q qndo expulsos vieram para a convivencia comum. Ou então não haveria outros animais na terra, afinal somos nós humanos q cometemos o pecado original e não os outros animais.
Mais achar respostas não é a questão. Mais sim acreditar. Cada um vai expressar sua opnião de uma forma pois acredita diferente.
Então qual a resposta?
Aprender da maneira q mais lhe agrade sobre a bíblia e principalmente seguir seus bons exemplos, melhorarmos como pessoas e tentarmos fazer a cada dia um mundo melhor.
Abraço
Email do autor:
30 janeiro 2008
1:26 pm
Nº 17282
Vejo que a minha pergunta despertou atenção…
Vejam só.. eu acredito na Biblia, e acredito também na ciência, porque acho que muita coisa entre as duas pode ser conciliada.
Quanto a pergunta que fiz, gostaria de refletir sobre o seguinte, eu acredito que tudo o que está na Biblia é verdade, só que também acredito que nem TODA a verdade está na Biblia, porque Deus em sua infinita sabedoria, deve ter achado melhor não nos revelar tudo, e com certeza muito dos mistérios da criação do universo não está na Biblia por esse motivo…
Eu não sou bom em dizer capitulo e versiculo de tudo o que tá na Biblia, mas sei que em um dos evagelhos diz que muito do que Jesus revelou aos apostolos, NÃO ESTÁ ESCRITO NESSE LIVRO (BÍBLIA, reforçando assim, o que eu disse acima…
Um grande abraço a Todos
Email do autor: reinaldo1601@hotmail.com
30 janeiro 2008
1:33 pm
Nº 17283
Q é isso reinaldo, ele encontrou os indios, portugueses, espanhóis, enfin, todo esse povo ai.
Email do autor:
30 janeiro 2008
1:40 pm
Nº 17287
Meu Deus! nossoDeus! nos acuda!!!!!
Email do autor: beia30@hotimail.com
30 janeiro 2008
1:41 pm
Nº 17288
Segundo Kempfer (teólogo inglês) Adão é um termo para designar a raça humana, Deus criou vários “Adãos” e várias “Evas” e após isso designa uma família para contar a queda do homem. Que não relação com uma fruta mas sim com uma atituda, qual seja, OBEDIÊNCIA.
Essa é uma teoria decente… não briga nem com macacos e nem nos deixa com cara de tapados…
Tbm sou cristã………
Email do autor:
30 janeiro 2008
1:47 pm
Nº 17292
Eu acredito q adão e eva exisstiram ralmente, e a pergunta do Reinaldo é boa mesmo…
Email do autor: estrombogia@bol.com.br
30 janeiro 2008
2:21 pm
Nº 17297
Não acredito. O homem é evolução do macaco, nesse planeta tudo se evolui para uma nova forma de vida sempre que necessário.
Email do autor:
30 janeiro 2008
2:28 pm
Nº 17298
Mto boa mesmo a pergunta do Reinaldo.\\
Até agora ninguem explicou…
Email do autor:
30 janeiro 2008
2:35 pm
Nº 17303
quem começou
a escrever em pergaminhos,
os ditos históricos dos antepassados,
foi Moisés por volta do ano de 1440 a. C.
logo se deduz,
que o homem pode ter sido criado por Deus,
há uns 100 milhões de anos atrás,
ou mais ou menos,
isto pouco importa,
o que importa que,
em Adão e Eva,
houve a queda do homem e a desobediência à Deus…..
daí prá frente começa a história atual,
que é o que nos interessa……..
a partir da queda do homem,
Deus deu um tempo pré-determinado
para a raça humana se redimir…..
quem crer será salvo,
quem não crer,
será queimado vivo e eternamente…..
quanto ao resto da criação,
de seu início, do seu meio, e da sua atualidade,
mesmo que mal e porcamente,
os historiadores,
filósofos,
eruditos,
cientistas e arqueólogos
tem conseguido explicar
e dar uma noção do acontecido na pré-história mundial até aos dias de hoje……
fiquem atentos…..
tudo isto, de nada adianta ou adiantará !!!
Email do autor: redered@wnet.com.br
30 janeiro 2008
2:39 pm
Nº 17304
Para Oired:
- “A Bíblia é cientificamente correta”.
Você realmente sabe o que quer dizer “cientificamente correto”? Eu digo, não no sentido comum, mas no sentido técnico e filosófico mesmo?
- “… Esses são apenas alguns exemplos, a Bíblia é exata quando fala de ciência mesmo em épocas que a ciência não concordava, como por exemplo sobre o formato da Terra, ela é exata em geografia e em história.”
A Bíblia, como a maioria dos registros históricos, é passível de dois grandes problemas. Um deles é equívocos de tradução, que desvirtuam o sentido de muitas passagens e dão margem a discordâncias. A História da humanidade nos mostra que isso ocorre sim na Bíblia e é causa de barbáries. O outro grande problema é o da manipulação. Muitas passagens da Bíblia podem nem ter existido até o século retrasado. Quem pode garantir que a passagem da Terra redonda não foi inserida depois de comprovada pela ciência? Ou, de forma geral, quem pode garantir que a Bíblia foi traduzida corretamente e que, antes ou após a tradução, não tenha sido manipulada?
Outra coisa… Quando eu digo que o que a ciência afirma ela prova, quero dizer que, se não for assim, não é a ciência que está dizendo, mas sim um grupo de homens com uma tese ainda NÃO COMPROVADA. Apenas depois de comprovada deixa de ser TESE e se torna uma TEORIA CIENTÍFICA. Logo, o fato de haver na Bíblia muitas passagens cientificamente comprovadas não significa que toda a Bíblia esteja comprovada. Uma grande parte da Bíblia não são teorias, são proposições, ou seja, podem ser verdadeiras ou não.
Email do autor: paulosoares.br@gmail.com
30 janeiro 2008
2:44 pm
Nº 17306
Vamos por parte Reinaldo.
Onde na Bíblia diz que Caim encontrou outros povos após seu banimento?
Email do autor: fredflin@bol.com.br
30 janeiro 2008
2:52 pm
Nº 17308
Paulo Soares:
Dizer que essas passagens foram inseridas na Biblia após sua descoberta cientifica, seria o mesmo que afirmar que esses escritos tem apenas algumas decadas, isso é totalmente incoerente.
Mas respeito sua opnião, e é bom dialogarmos sobre esses assuntos.
Email do autor: fredflin@bol.com.br
30 janeiro 2008
2:58 pm
Nº 17313
A M E M.
A L E L U I A.
S A R A V A.
Paulo Vergueiro
Email do autor: paulovergueiro@bol.com.br
30 janeiro 2008
3:17 pm
Nº 17317
Oired, não se pode confundir. O fato da ciência não comprovar não significa que ela não considera. A ciência (autêntica) alguma vez negou que o coelho fosse ruminante? E outra… a Bíblia o afirmou, mas foi a ciência quem comprovou. E afirmar sem prova não é lá grandes coisas. Uma afirmação não condena ou livra um réu sem a comprovação.
Em tempo: posso te dizer com certeza que a última Bíblia escrita não tem mais do que algumas horas, e não décadas.
Email do autor: paulosoares.br@gmail.com
30 janeiro 2008
3:19 pm
Nº 17318
Para Paulo Soares,
A Bíblia atual é fidedigna, as que se assemelham ao grego e hebraico originais, ou seja, que se referem a Deus pelo nome, o sagrado Tetragrama YHWH. Basta analisar o contexto dos princípios e ver como ela se completa como um todo.
Os arqueólogos já encontraram artefatos suficientes para confirmar que a Bíblia fala de pessoas reais, de lugares reais e de eventos reais. Mais convincente ainda, porém, é a evidência existente dentro da própria Bíblia. Escritores cândidos não pouparam a ninguém — nem a si mesmos — ao registrar os fatos. A coerência interna dos escritos, incluindo as não forjadas coincidências, dá ao “testemunho” o claro tom da verdade. Com tais “indícios indisputáveis de autenticidade” a Bíblia é, realmente, um livro em que se pode confiar.
Agora, pergunto-lhe senhor Paulo Soares… acredito que estou falando com um entendido da Bíblia e seu cânon. Sendo assim, em que ponto da Bíblia voce nota divergências em relação ao hebraico e grego originais?
Email do autor: 3dmodeler@bol.com.br
30 janeiro 2008
3:38 pm
Nº 17322
Continuando o raciocínio,embora alguns afirmem que a Bíblia se contradiz, será que alguém já mostrou um exemplo específico? Nós nunca vimos algum que pudesse resistir a um escrutínio. Talvez pareça haver discrepâncias em certos relatos bíblicos, é verdade. Mas, geralmente o problema é a falta de conhecimento sobre detalhes e circunstâncias da época.
Por exemplo, alguns apontam ao que consideram ser uma discrepância na Bíblia, perguntando: ‘Onde Caim arranjou a sua esposa?’ Mas, o pressuposto é que Caim e Abel eram os únicos filhos de Adão e Eva. No entanto, tal pressuposto se baseia num mal-entendido quanto ao que a Bíblia diz. A Bíblia diz que Adão “se tornou pai de filhos e de filhas”. (Gênesis 5:4) Assim, Caim casou-se com uma de suas irmãs, ou talvez com uma de suas sobrinhas.
Não raro os críticos simplesmente procuram contradições, e talvez digam: ‘O escritor bíblico Mateus diz que um oficial de exército veio pedir um favor a Jesus, ao passo que Lucas diz que para isso foram enviados representantes. Qual dos dois é correto?’ (Mateus 8:5, 6; Lucas 7:2, 3) Mas, é isto realmente uma contradição?
Quando a atividade ou o trabalho de certas pessoas é atribuído àquele que é responsável por isso, uma pessoa razoável não aponta nisso uma discrepância. Por exemplo, você considera errada uma informação que diga que o prefeito construiu uma estrada, embora a construção propriamente dita tenha sido feita pelos seus engenheiros e operários? Naturalmente que não! Similarmente, não é contraditório da parte de Mateus dizer que o oficial de exército fez um pedido a Jesus, ao passo que, como escreveu Lucas, tal pedido tenha sido feito através de certos representantes.
À medida que se conhecem mais pormenores, as aparentes discrepâncias na Bíblia desaparecem.
Email do autor: 3dmodeler@bol.com.br
30 janeiro 2008
3:45 pm
Nº 17324
RESPONDENDO AO REINALDO - ONDE ARRANJOU CAIM SUA ESPOSA?
Para compreender isso, considere a forma em que tal pergunta é proposta: ‘A Bíblia diz que Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Caim matou seu irmão Abel e foi para outra terra onde obteve uma esposa e constituiu família. Se Adão e Eva eram os únicos humanos criados por Deus, onde foi que Caim obteve sua esposa?’
Ao formular a pergunta dessa forma, é evidente que os interrogadores pensam que Adão e Eva não devem ter sido, originalmente, os únicos humanos. Assim, raciocinam, Caim evidentemente obteve sua esposa de outros povos que viviam na terra. No entanto, este conceito não se harmoniza com a Bíblia, que afirma: “Adão chamou a sua esposa pelo nome de Eva, porque ela havia de tornar-se a mãe de todos os viventes.” — Gên. 3:20.
Muitos outros, contudo, não crêem que o relato bíblico da criação é histórico. Tais críticos do mundo, por conseguinte, talvez rejeitem a pergunta sobre onde Caim obteve sua esposa como não sendo digna de consideração. Não crêem que Adão e Eva ou seu filho Caim tenham realmente existido.
Bem, então, é legítima a pergunta sobre Caim e sua esposa? Temos sólida razão de crer que ele e seus pais realmente existiram, e que a inteira família humana deveras surgiu duma fonte comum, Adão e Eva?
Sim, este conceito bíblico se harmoniza com a evidência. Os cientistas modernos, de fato, indicam isto. Por exemplo, na Terceira Declaração Sobre Raça da Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura, vinte e dois peritos afirmam: “A humanidade é uma só . . . todos os homens pertencem à mesma espécie, Homo sapiens. . . . todos os homens são provavelmente derivados do mesmo tronco comum.”
Também, a Professora Ruth Benedict e o Dr. Gene Weltfish observam na publicação The Races of Mankind (As Raças da Humanidade): “A história da Bíblia sobre Adão e Eva, pai e mãe de toda a raça humana, dizia há séculos atrás a mesma verdade que a ciência tem revelado hoje: que todos os povos da terra são uma só família e têm origem comum.”
Bem, então, visto ser este o caso, onde foi que Caim obteve sua esposa? Há uma resposta bíblica lógica?
Sim, há. É dada nas próprias instruções fornecidas a Adão e Eva pouco depois de sua criação, a saber: “Sede fecundos, e tornai-vos muitos, e enchei a terra e sujeitai-a.” — Gên. 1:28.
A obediência a tal ordem exigiria que Adão e Eva tivessem filhos. Daí, tais filhos, por sua vez, se casariam e teriam filhos. Este processo de reprodução por sucessivas gerações teria de continuar a fim de encher a terra, em harmonia com o propósito de Deus.
Entretanto, antes de Eva ficar grávida de seu primeiro filho, Caim, tanto Adão como sua esposa Eva pecaram, desobedecendo a Deus, e foram expulsos do jardim do Éden. (Gên. 3:1-19) Onde viveriam então Adão e Eva? A Bíblia nos diz: “Com isso, Jeová Deus o pôs para fora do jardim do Éden para lavrar o solo de que tinha sido tomado. E expulsou assim o homem, e colocou ao oriente do jardim do Éden os querubins e a lâmina chamejante duma espada que se revolvia continuamente para guardar o caminho para a árvore da vida.” — Gên. 3:23, 24.
Disto pode-se ver que Adão aparentemente foi para o oriente do jardim do Éden. Foi ali que, não só Caim e Abel nasceram, mas a Bíblia também menciona mais tarde o nome dum terceiro filho, Sete. No entanto, note que Adão e Eva também tiveram outros filhos. Pois Gênesis 5:4 afirma: “E os dias de Adão, depois de gerar Sete, vieram a ser oitocentos anos. Entrementes, ele se tornou pai de filhos e de filhas.”
Isto significava que Caim e Abel tinham irmãs, e possivelmente outros irmãos não alistados nominalmente. Estes cresceram juntos como a família original da terra.
Passou-se o tempo. Por fim, depois da oferta de sacrifícios a Deus por dois dos filhos, Caim ficou com inveja de Abel porque Deus mostrou favor para com Abel e seu sacrifício, mas não para com Caim e o sacrifício dele. Caim permitiu que o ódio se desenvolvesse para com Abel e o matou. — Gên. 4:1-8; 1 João 3:10-12.
Por esta ação iníqua, Deus sentenciou Caim ao banimento, longe dos restantes de seus parentes. A Bíblia diz: “Caim foi embora de diante da face de Jeová e foi morar na terra da Fuga, [chamada “a terra de Node” em algumas traduções da Bíblia], ao leste do Éden.” — Gên. 4:9-16.
No entanto, note aqui que a Bíblia não diz que Caim encontrou sua esposa na terra da Fuga. Simplesmente diz: “Caim teve depois relações [sexuais] com a sua esposa, e ela ficou grávida e deu à luz Enoque.” — Gên. 4:17.
Onde, então, obteve Caim sua esposa? Foi obviamente dentre sua própria família. Sua esposa era uma de suas irmãs carnais, uma filha de Adão e Eva. Caim provavelmente já era casado na ocasião em que matou Abel, ou pouco depois disso tomou como esposa a uma de suas irmãs. Então viajaram juntos para a terra da Fuga, onde fixaram residência e iniciaram sua própria família.
“Mas, tal união é incesto!” alguns talvez objetem. Tal objeção reflete o conhecimento do risco para os filhos quando irmãos e irmãs se casam em nossos dias. Estes freqüentemente nascem com certas deformações físicas ou com incapacidade mental. Assim, a maioria dos países hodiernos dispõem de leis que proíbem o casamento entre parentes carnais próximos.
Deve-se lembrar, contudo, que as circunstâncias diferiam nos primeiros tempos. Adão e Eva foram criados perfeitos, e a instrução dada a eles de ‘multiplicar-se e encher a terra’ necessariamente exigiria que seus descendentes se casassem uns com os outros e se reproduzissem. (Gên. 1:28) Mas, como humanos perfeitos, seus filhos teriam sido perfeitos como eram seus pais.
Muito embora Adão e Eva pecassem e se tornassem imperfeitos, Caim e seus irmãos e irmãs ainda estavam tão próximos da perfeição física que os seus filhos não sofreram os mesmos efeitos adversos como sofrem os filhos hoje nascidos de tais uniões. Até mesmo cerca de 2.000 anos depois, o fiel servo de Deus, Abraão, casou-se com sua meia-irmã, Sara, e Deus não desaprovou isto. (Gên. 20:12) Passaram-se outros 450 anos mais ou menos até que Deus achou apropriado fornecer à sua nação de Israel um conjunto de leis que proibiam o incesto sob pena de morte. (Lev. 18:8-17) Nessa época, a imperfeição aparentemente chegara a tal ponto que não era mais seguro que parentes próximos se casassem.
Assim, na realidade, a pergunta de onde obteve Caim sua esposa não é difícil. A resposta é fornecida ali mesmo na Bíblia, e se torna óbvia quando se lê cuidadosamente o relato da Bíblia.
Email do autor: 3dmodeler@bol.com.br
30 janeiro 2008
3:49 pm
Nº 17326
Paulo Soares: A resposta da sua pergunta é SIM, a ciência não só descartava a hipotese da lebre ser ruminante como usava isso pra atacar a autenticidade da Bíblia, a ruminação do coelho foi por fim observada por um inglês, William Cowper, no século 18. O modo incomum de fazer isso foi descrito em 1940, em Proceedings of the Zoological Society of London, Vol. 110, Série A, pp. 159-163.
Obs. Não sou contra a ciência em geral, ela tem feito grandes descobertas, só não podemos aceitar que a Biblia é anti-cientifica. As unicas contradições da Biblia com a ciência acabaram sendo comprovadas que a Biblia estava correta.
Email do autor: fredflin@bol.com.br
30 janeiro 2008
4:06 pm
Nº 17331
Como alguem que estuda, fez primário, segundo grau e até universidade e passa anos e anos adquirindo conhecimento na vida vai acreditar em adão e eva? Tem gente que ignora que Deus no deu o dom da inteligência e separar oque é metáfora e oque é real. tenham dó!
Email do autor: realista@educao.gov.br
30 janeiro 2008
4:07 pm
Nº 17333
Tem razão Oired, não noto nenhuma divergência em relação ao hebraico e grego originais. Assim como também não noto nenhuma convergência, pois nem tenho acesso aos “originais”. Aliás, quem é que tem acesso a eles, se é que eles ainda existem? Quanto a existência de referência a pessoas, lugares e fatos reais, quem é que está questionando isso? Pode-se inserir muita mentira em meio a muitas verdades.
Email do autor: paulosoares.br@gmail.com
30 janeiro 2008
4:17 pm
Nº 17337
Paulo Soares: Não entendi seu ultimo comentario pois não falei nada de grego ou hebraico com vc!!!
Email do autor: fredflin@bol.com.br
30 janeiro 2008
4:22 pm
Nº 17339
Reinaldo,
Com relação a divergência foi um argumento que eu citei, e não o leitor Oired.
Visto que a Bíblia é a Palavra Viva do Deus único YHWH, nos foi conservada através das eras, apesar da perseguição de muitos opositores. Te aconselho a comparar as várias traduções existentes, as que não omitam o nome do Deus Verdadeiro. E pense no seguinte:
Suponha que 100 pessoas fossem solicitadas para fazer cópias à mão de um longo documento. Sem dúvida, pelo menos alguns dos copiadores cometeriam erros. Mas, eles não cometeriam todos os mesmos erros. Se você apanhasse as 100 cópias e as comparasse meticulosamente, poderia isolar os erros e determinar o texto exato do documento original, mesmo sem nunca tê-lo visto.
Similarmente, os copistas da Bíblia não cometeram todos os mesmos erros. Dispondo agora de literalmente milhares de manuscritos bíblicos para análise comparativa, peritos em texto podem detectar erros, determinar a redação original e anotar as correções necessárias. Em resultado desse estudo meticuloso, peritos em texto têm produzido textos padrões nas línguas originais. Essas edições refinadas dos textos hebraico e grego usam as palavras em geral aceitas como sendo as originais e, em muitos casos, indicam ao pé da página as variações ou formas alternativas que talvez apareçam em certos manuscritos. As edições refinadas pelos peritos em texto são as que os tradutores da Bíblia usam para traduzi-la para as línguas modernas.
Portanto, quando você lê uma tradução moderna da Bíblia, há todo motivo para confiar que os textos hebraico e grego nos quais ela se baseia representam, com notável fidelidade, as palavras dos escritores bíblicos originais. A história de como a Bíblia sobreviveu a milhares de anos de recopiar à mão é realmente fantástica. É prova de que Deus a conduziu com um propósito, que é o descrito nela mesma em João 17:3 - conceder vida eterna aos que a acatam.
Email do autor: 3dmodeler@bol.com.br
30 janeiro 2008
4:31 pm
Nº 17343
Oired, então, já temos uma alteração. Com isso, já não se diz que os escritos poderiam ter apenas algumas décadas. E quando você diz “a ciência não só descartava a hipotese da lebre ser ruminante…” a que ciência você está se referindo? A que “cientista” você está se referindo? Como eu já disse, a ciência só afirma o que prova, se não não é ciência. Isso não é especulação, é a definição da própria ciência.
Email do autor: paulosoares.br@gmail.com
30 janeiro 2008
4:34 pm
Nº 17345
Oired, me desculpe sobre o post do hebraico… me confundi nos nomes. Vou enviar outro corrigido.
Email do autor: paulosoares.br@gmail.com
30 janeiro 2008
4:34 pm
Nº 17346
Corrigindo…
Tem razão Observador, não noto nenhuma divergência em relação ao hebraico e grego originais. Assim como também não noto nenhuma convergência, pois nem tenho acesso aos “originais”. Aliás, quem é que tem acesso a eles, se é que eles ainda existem? Quanto a existência de referência a pessoas, lugares e fatos reais, quem é que está questionando isso? Pode-se inserir muita mentira em meio a muitas verdades.
Email do autor: paulosoares.br@gmail.com
30 janeiro 2008
4:39 pm
Nº 17347
Observador, então você mesmo acaba de afirmar na possibilidade de erros. E assim como há possibilidade de erros, também há a possibilidade de que nem todos ainda tenham sido corrigidos. E mesmo supondo que todos já tenham sido corrigidos, o seu argumento não exclui a possibilidade de manipulação.
Email do autor: paulosoares.br@gmail.com
30 janeiro 2008
4:40 pm
Nº 17348
Ao Realista,
Porque nos ataca sem argumentação, sem base alguma? Não foi você dotado de inteligência por Deus? Use-a. Argumente!
Email do autor: 3dmodeler@bol.com.br
30 janeiro 2008
4:47 pm
Nº 17350
O debate sobre este assunto tá muito bom, apesar de algumas alfinetadas (o que é normal). Rendeu. Eu, que pouco entendo disso, estou aprendendo bastante.
Email do autor: edsonlima@odiariomaringa.com.br
30 janeiro 2008
4:51 pm
Nº 17351
Ao Reinaldo,
Qualquer manipulação é apontada pelos eruditos bíblicos através dos tempos. NO entanto, a desunião religiosa impede que exista um consenso nesta possível “manipulação”. Além disso, a Bíblia toda é composta de uma série de engrenagens que se juntam umas as outras. Se algo for manipulado, deixará de entrar em acordo com o restante da Bíblia, correto?
E quando falamos do próprio Jesus Cristo, ele mesmo citou os escritos Sagrados quando esteve aqui na Terra. E imagine, se ele juntamente com seu Pai inspiraram a Bíblia Sagrada, voce acha que ELES deixariam que ela fosse manipulada a ponto de enganar bilhoes de pessoas e atrapalhar seus interesses? De forma alguma. POr isso, quando ler uma Bíblia hoje, procure saber quem são seus editores e qual é o grau de fidelidade ao grego e hebraico originais. De qualquer forma, podemos provar dentre de inúmeras versões o mesmo argumento bíblico, mostrando que possíveis manipulações já foram corrigidas.
Email do autor: 3dmodeler@bol.com.br
30 janeiro 2008
4:52 pm
Nº 17352
o ultimo Post foi ao Paulo Soares, e não ao Reinaldo.
Email do autor: 3dmodeler@bol.com.br
30 janeiro 2008
5:53 pm
Nº 17358
Na minha opinião, é uma presunção achar que todos os erros e manipulações de uma obra tão “antiga”, complexa e fonte de interesses já estejam corrigidos. É o mesmo que dizer que os homens conseguiram o grande feito de torná-la perfeita. E para encontrar contradições na Bíblia basta usar o Google que existem várias citações. Como eu já disse, não questiono a veracidade da maior parte da Bíblia. Mas tem coisas que não dá para engolir, como um Deus tirano, cruel, que destrói por vingança e que se arrepende de seus erros. É, acredite, há passagem na Bíblia que mostra o arrependimento de Deus! Mas Deus não é perfeito? Eu não nego a existência de Deus, mas aquele Deus que ALGUNS HOMENS descreveram na Bíblia, ah, aquele não é o mesmo Deus que Jesus ensinou!
Caros colegas, agradeço pelo diálogo, mas me despeço neste momento. Só quero deixar claro que o meu objetivo não foi atacar Deus e nem Jesus, mas apenas alertar para que usemos também a razão para filtrar apenas o que seja verdade e não o que outros querem que acreditemos ser verdade.
Email do autor: paulosoares.br@gmail.com
30 janeiro 2008
6:01 pm
Nº 17359
A Observador:
Discordo do seu comentário sobre o Realista, pois, política, religião e futebol são assuntos extremamente complicados, uma vez que ele pertence a individualidade do ser humano.
Continuo com o meu ponto de vista inicial, na bíblia tem muita coisa real, mas, você tem de aceitar que muita coisa carece de comprovação.
Email do autor:
30 janeiro 2008
6:05 pm
Nº 17360
Eu não li todos os posts, mas sei que que Deus expulsou do local onde morava com os pais e tinha terra farta, após tudo isso adão e eva tiveram mais filhos e foi aí que continuou a humanidade…. e outra quem fez o cienteista foi Deus e não o contrário, mesmo porque os cientistas não acredtiam em Deus, o que é engraçado, quero ver no fim dos dias, não desejo mal, mas a justiça dívina é fatal…. a não ser que haja arrependimento…. e de coração….
Email do autor:
30 janeiro 2008
11:40 pm
Nº 17383
Observador não ataquei ninguém, mas como seres providos de inteligência acreditava que vocês conseguissem entender uma simples estória ficticia e metafórica de adão e eva, pelo amor de Deus!
Email do autor: realista@educao.gov.br
31 janeiro 2008
6:41 am
Nº 17387
Muito obrigado pelas explicações, vejo que vc tem um grande conhecimento da Biblia, gostaria de esclarecer que não fiz aquela pergunta sobre Caim com intuito de desmerecer a Biblia, mas sim com a intenção de levantar um debate, e foi o que aconteceu aqui.
De fato, eu não tinha essa visão que vc acabou de expor sobre como Caim encontrou sua esposa, e sinceramente, também não acredito na História de Adão e Eva exatamente como ta na Biblia, mas respeito quem acredita, mas sua explicação foi legal e tem fundamento e serviu para me fazer pensar um pouco a respeito do assunto, vou procurar me aprofundar mais nessas questões.
Até mais
Email do autor:
31 janeiro 2008
9:17 am
Nº 17426
Márcia,
Eu já havia me despedido desse debate, mas senti a necessidade de fazer uma correção. Existem sim e são muito comuns cientistas crentes em Deus. A sua generalização foi infeliz. Inclusive posso citar dois dos maiores cientistas, que eram crentes: Isaac Newton, que formulou as leis básicas da física clássica, e Albert Einstein, que impulsionou a física quântica.
Email do autor: paulosoares.br@gmail.com
31 janeiro 2008
4:48 pm
Nº 17556
Ao Reinaldo,
Fico muito feliz de ter contribuído de alguma forma, amigo. Graças a Deus temos essas informações a nossa disposição dentro da Bíblia.
Email do autor: 3dmodeler@bol.com.br
31 janeiro 2008
4:49 pm
Nº 17557
Ao Realista,
Meu amigo, porque voce acredita ser fictícia a história de Adão e Eva? Peço-lhe argumentos.
Email do autor: 3dmodeler@bol.com.br
31 janeiro 2008
4:55 pm
Nº 17561
Ao amigo Paulo Soares,
Paulo, com respeito a interpretar Deus como tirano, temos que avaliar os contextos em que se encontram estas passagens. Javé, Deus dos Hebreus, é o mesmo ontem e hoje. É um Deus de amor, pai de Jesus Cristo. Quando punia, o fazia com justiça, e não, ele nunca se arrependeu de seus atos. Por isso lhe falo: o contexto é muito importante. A Bíblia é diferente de todos os outros livros no mundo. É um Livro VIVO. Analisando os contextos, voce a entenderá com o apoio do Espírito Santo de Deus. Também agradeço a voces pela saudável conversação.
Email do autor: 3dmodeler@bol.com.br
31 janeiro 2008
6:12 pm
Nº 17575
Observador,
Digo que já li uma boa parte da Bíblia. Não a li toda, pois ainda não foi a minha prioridade. Agora, se você não conhece n