A leitora pergunta
Recebo de um leitora.
Bom dia Edson, não vou deixar aqui meu comentário, mas sim uma solicitação, quero saber de meus colegas leitores, se o fato que ocorreu comigo está correto, a seguir:
Na sexta-feira, dia 30, fui em uma escola estadual, onde meu(a) filho(a) estuda, para entregar um livro que haviam me emprestado pra xerocar. Fiquei aguardando a pessoa no pátio da escola, enquanto isso bateu o sinal e por coincidência meu(minha)filho(a) saiu e veio conversar comigo enquanto aguardava a professora para outra atividade, só que em seguida a professora veio em minha direção e perguntou: você é mãe desse(a) aluno(a)? Disse sim e ali mesmo tive que ouvir muitas e muitas reclamações,inclusive que este bimestre minha filha vai ficar com nota vermelha de novo e ao meu redor vários alunos acompanhando.
Isto me deixou muito constrangida e com muita vergonha, mesmo assim disse a ela: concordo com tudo o que você está dizendo sobre minha filha, só não concordo com o local, mas ela disse que estava certa e contou com o aval da diretora da escola.
A pergunta é: ela está correta em me chamar atenção na frente de todos?




2 junho 2008
7:46 am
Nº 32483
Claro que vc está certa, procura a justiça Comum localizada na aav.tamandaré, la vc terá todo respaldo necessario sem custo algum.
Email do autor:
2 junho 2008
8:09 am
Nº 32485
Se o teu (a) filho (a) aprontou longe de todo mundo, ela está errada. Mas se aprontou na frente de todo mundo, porque náo ouvir na frente de todos?
Email do autor:
2 junho 2008
8:25 am
Nº 32489
Está errado essa “professora”. Sempre aprendi que críticas devem ser feitas apenas para a pessoa, para que ela corrija e cresça.
Os elogios devem ser feito diante de todos, como um bom exemplo.
Email do autor:
2 junho 2008
8:29 am
Nº 32490
Concordo com o JR. Não se deve criticar ninguém em público.Jamais. Publicamente, só elogios.
Email do autor: edsonlima@odiariomaringa.com.br
2 junho 2008
8:35 am
Nº 32492
achei correta a professora!
ja serve de lição para o restante!
Email do autor:
2 junho 2008
8:37 am
Nº 32493
“…tive que ouvir muitas e muitas reclamações,inclusive que este bimestre minha filha vai ficar com nota vermelha de novo…”
Desculpe, minha senhora, mas teu filho(a)………. Corrijam-se, os dois (as) o mais rápido possível. O erro não está na professora ou na escola, está na tua casa.
Email do autor:
2 junho 2008
8:58 am
Nº 32497
Essa professora esta correta,pois os pais de hoje deixam seus filhos fazer o que quiser, assim, só envergonhando o pais em frente dos outros, pra ver se melhora alguma coisa…
Parabéns professora!!!!!
Email do autor: ubiratan06@bol.com.br
2 junho 2008
9:06 am
Nº 32500
Um erro não justifica o outro, mas voce deveria acompanhar mais de perto sua filha.
Os pais tem que para de jogar os filhos na escola e achar que os professores é quem devam dar educação para os seus filhos, na escola voce adquire conhecimento e não educação.
As regras basicas de responsabilidade se aprende dentro de casa, na escola apenas exercemo-as.
Email do autor: ronaldo.mga@pop.com.br
2 junho 2008
9:08 am
Nº 32501
A professora está correta…
Nós gostamos de “corrigir” os outros…gostamos quando vemos alguém repreende quem faz coisa errada, porém quando é contra nós e principalmente contra alguém da nossa família, reagimos.
Foi a oportunidade que a professora teve, já que dificilmente conseguiria falar com a senhora em outra oportunidade.
Antes de mover qualquer ação ou criticar a professora, procure saber a fundo o comportamento de sua filha até para que ela melhore o rendimento escolar.
Email do autor: joodasilva@hotmail.com.br
2 junho 2008
9:22 am
Nº 32505
Abaixo algumas dicas pra uma boa comunicação entre pais e professores:
1. Conheça os professores de seus filhos.
2. Confira duas vezes os fatos antes de apresentar alguma queixa.
3. Se estiver abalado ou irritado, acalme-se antes de falar com o professor.
4. Antes de se reunir com o professor, anote as perguntas que deseja fazer e aliste os objetivos que espera alcançar.
5. Declare a sua posição firme e claramente, e daí veja com o professor que passos podem ser tomados para resolver os problemas.
6. Coloque-se no lugar do professor. Pergunte a si mesmo o que faria em seu lugar. Isto ajudará a negociar uma saída satisfatória.
7. Ouça, além de falar. Não receie fazer perguntas, caso não entenda algo. Se discordar com o que se diz, diga isso, e gentilmente explique por quê.
— Baseado em Help Your Child Through School, do Dr. David Lewis.
Email do autor: fredflin@bol.com.br
2 junho 2008
10:50 am
Nº 32509
Acho que tu está certissima em não concordar com a atitude da professora.A escola poderia ter te comunicado do fato e te chamado para conversar em particular, como normalmente acontece quando temos problemas com filhos na escola. Tunão citas a idade de teu filho, mas imagino que se tu ficaste constrangida com tal atitude, creio que teu filho(a) ficou mais ainda. Há muitos anos atras sofri uma tremenda represália da falecida Ir. Juta no colégio perante todos os colegas, isso gerou um grande desconforto pra mim e minha familia, que ocasionou a minha saida da escola, devido ao trauma sofrido. tu está certa em indiganar-se.
Email do autor: jackline.tb@hotmail.com
2 junho 2008
11:37 am
Nº 32528
caraca,, entrei aqui pra comentar q ” seria questão de educação da professora”, chamá-la em uma sala pra conversar, mas lendo os comentários aí,, eu já não tenho opinião formada, acho q o erro é da família da aluna(o) mesmo,,,, desculpe, mas ir a escola fazer(sabe-se lá oque) e não pra saber como está seu filho(a), é o fim né, tem q ouvir mesmo.
Email do autor: fersao@bol.com.br
2 junho 2008
12:11 pm
Nº 32535
A mãe com certeza participa de todas as reuniões que existe na escola, e tambem vai quando não solicitada, e é presente na vida da(o) filho(a).
Por gentileza coloque isto em resposta para fersao
Email do autor:
2 junho 2008
12:14 pm
Nº 32536
Ah tambem que nunca fui chamada na escola por causa de algo que minha(meu) filha(o) tenha feito, nunca houve nada sobre o seu comportamento.
Email do autor:
2 junho 2008
12:51 pm
Nº 32538
Quem não dá educação em casa, escuta o que não quer em público!!!!
Email do autor: neemias.criminal@gmail.com
2 junho 2008
1:19 pm
Nº 32543
A resposta a sua pergunta é, sim, a professora está correta, pois vc está numa escola pública, pq se fosse numa particular vc entraria c/ uma ação na justiça e c/ certeza ganharia uma grande indenização por danos morais.
Se bem q, em uma particular isso jamais ocorreria. Já tive filha em escola pública e em uma particular.
Eqto na pública o funcionário mais subalterno vem c/ duas pedras na mão, na particular ele vem c/ o maior sorriso…
O engraçado é q este mesmo funcionário q tbém é de classe bastante baixa, muda a sua atitude conforme a instituição (pública e particular). Esse é o ser humano.
Agora…fala sério…a professora devia estar irritada pelo fato da senhora nunca ter ido nem mesmo pegar o boletim qdo é solicitado a presença dos pais né…
É como alguém já falou, a educação não é só responsabilidade da escola….começa em casa…c/ cobranças…
Email do autor:
2 junho 2008
1:32 pm
Nº 32547
Prezada leitora.
No seu relato você diz: “tive que ouvir muitas e muitas RECLAMAÇÕES,inclusive que este bimestre minha filha vai ficar com nota vermelha DE NOVO”.
Ao final você pergunta: “ela está correta em ME CHAMAR ATENÇÃO na frente de todos?”
No meu entendimento ela não lhe chamou a atenção, apenas teceu comentários sobre sua filha que, ao que parece, vem tendo problemas no aprendizado (”nota vermelha DE NOVO”).
Talvez a professora, no afã de evitar que sua filha tivesse mais uma nota vermelha neste (segundo) bimestre, dirigiu-se a você para cobrar maior empenho da mesma.
A única coisa errada que vejo em sua exposição foi a suposta violação de direitos autorais quando você diz “para entregar um livro que haviam me emprestado pra xerocar”
Email do autor:
2 junho 2008
2:35 pm
Nº 32565
Aproveitando o gancho sobre escola, gostaria de saber se é em todas as Escolas Municipais não existem as 5ºas e 6ºas séries, estou precisando matricular uma sobrinha minha próximo a residência dela e nas escolas municipais as diretoras dizem que não existe tal série na escola, nas escolas estaduais que ficam mais longe não encontramos vaga!!!
Qual o motivo de se ter apenas de 1º a 4º e da 7º e 8º série municipal, pulando as 5º e 6º ??? a garota vai morar no parque das grevíleas pertinho do Caic, e terá que estudar no Unidade Pólo ou Duque de Caxias no Jardim Alvorada, distante mais de 5 km da casa dela pq nas escolas municipais que são 4 próximos a casa dela não tem a série , gostaria de uma resposta das altoridades.
Obrigado
Email do autor: ssepulvida@bol.com.br
2 junho 2008
4:48 pm
Nº 32589
Edson, só da uma atualizadinha,
A mãe da aluna vai á escola com frequencia, inclusive em todas as reuniões em que os pais são chamados, e conversa muitas vezes com a orientadora da escola, ou via fone ou pessoalmente, mas que nunca a chamaram pra resolver nenhum tipo de problema que o(a) filho(a) tenha causado. O constrangimento foi justamente porque a uma semana atras tinha participado de uma reunião, onde falaram que o comportamento é bom
Email do autor:
2 junho 2008
5:36 pm
Nº 32597
e depois
não se sabe por que o país está inundado de marginais.
mãe marginal,
só
pode
educar
um
filho marginal..
se fosse naquele tempo da “vergonha na cara”
teria que dar umas boas palmadas na bunda da mãe primeiro,
e
depois na da filha….
e
enquanto isso,
mais um semi-analfabetizado fica sem muitas oportunidades na vida real,
e
mais um marginal se forma nas encostas da vida…..
Email do autor: redered@wnet.com.br
2 junho 2008
6:13 pm
Nº 32603
A professora não tem o direito de cirticar a criança na frente de amigos, nem de expor a vida escolar do aluno em público. Os pais tem o dever de acompanhar o filho em todos os aspectos da vida, inclusive a escolar.
Para não ter esse tipo de surpresa, os pais devem fazer visitas regulares à escola, e não apenas nos dias de entrega de boletins. Os pais devem conhecer os professores de seus filhos.
Para que não ocorra esse tipo de situação novamente, sugiro a mãe que procure saber os problemas que levaram seu filho a ter nota baixa, e gastar energia em solucionar os problemas da criança.
Os professores das escolas públicas estão acostumados a conviver com crianças cujos pais não lhes dão educação em casa, e nem se interessam pelos problemas dos mesmos.
Sendo assim, seja mais ativa na vida de seus filho. Peça a Deus sabedoria do céu para lidar com esse e outros problemas que poderão sobrevir.
Email do autor:
2 junho 2008
8:07 pm
Nº 32609
Está certa a professora. A educação de um filho começa em casa,a escola é um complemento. Cípó se torce enquanto é verde. tenho certeza que não é a primeira vez que esta filha foi chamada atenção. Qdo eu estudava se tinha mais respeito com o professor. O professor aquele era um segundo pai ou uma segunda mãe. Hoje esse respeito acabou. Então vai indo e o professor se enche de tanto falar com o aluno. Valeu professora
Email do autor: hermogenescezarino@hotmail.it
2 junho 2008
8:27 pm
Nº 32612
Mãe, só uma pergunta: você tem ido regularmente à escola, para saber o desempenho da sua filha? Responda a si mesma essa pergunta que você própria vai responder a questão que colocou no seu desabafo.
Email do autor: li.ricieri@hotmail.com
2 junho 2008
9:55 pm
Nº 32616
A professora está certa. O território onde se travou a conversa foi dentro da escola. Não há problema em dizer verdades públicamente. Afinal, todos que ouviram o papo, opinião minha, não o consiraram relevante, pois todos temos problemas com notas. Meu filho também tem nota vermelha e seus colegas sabem disso, melhor que eu.
Email do autor:
2 junho 2008
10:10 pm
Nº 32618
Vejam que artigo interessante!
Este artigo da Silvana Cervantes atinge o “cerne” da questão: a familia, os pais omissos e acomodados protegendo seus “filhinhos”, tirando-lhes a oportunidade de aprenderem com os erros. Leiam e repassem que vale a pena!
Os filhos de “papais”…
(Silvana Cervantes)
Há tempos venho observando as contradições presentes em alguns pais…
Trabalho com educação há 22 anos, e acho que posso falar sobre este assunto.
De uns anos pra cá, as famílias têm “acobertado” os erros de seus filhos, como quem acoberta os seus próprios.
É preciso achar um culpado para atos maldosos e fora de propósito, e não raro a “culpa” recai sobre os professores, ou sobre quem estiver mais próximo.
Semana passada, ouvi de uma mãe que foi chamada para um papinho:
-Meu filho me conta tudo o que acontece aqui na escola, conta que os amiguinhos batem nele, e o que vocês professoras dizem, ele conta realmente tudo.
Eu respondi:
-Pois é mãe, acontece que ele também conta tudo o que acontece em casa, na sua casa!
A senhora empalideceu…
Eu continuei:
-Esta semana ele nos contou, como a senhora resolveu uma questão com o filho mais velho, enfiando a cabeça do menino na privada!
Não preciso nem contar com que cara ela ficou…
Não importa o nível cultural, nem social, o que venho notando é que valores como assumir o próprio erro, ficaram no passado.
Os pais vêm encobrindo e pior, vêm ensinando os filhos a burlar a verdade.
Antigamente, quando um filho chegava em casa e mostrava um bilhete da professora, recebia advertência em consonância com a escola.
Agora o que se houve é:
-Vou lá tirar isso a limpo com a “louca” da sua professora! Ela terá o que merece!
E eu pergunto:
-Como afinal isso vai acabar?
Quando a humildade de reconhecer um erro, retroceder, pedir desculpas, pedir ajuda para endireitar, reerguer-se e se tornar “gente” de verdade vai prevalecer?
A resposta é simples…
Quando os pais servirem de EXEMPLO aos filhos.
Atenção: Filhos aprendem com exemplos mais que com palavras!
Quando os pais se condenarem por seus erros, assumirem suas culpas, quando condenarem os atos errados de seus filhos,fazendo com que assumam suas culpas.
Senhores pais,avós, ouçam o apelo de quem vive para educar:
Proteger seus filhos não é isentá-los de culpa!
Proteger é fazê-los saber que humanos erram, E QUE ACERTAM, TODA VEZ QUE ASSUMEM SEUS ERROS COM TODAS AS SUAS CONSEQÜÊNCIAS…
Isabella estaria viva se o senhor,sr.Nardoni, tivesse ensinado seu filho que de nada adianta tentar encobrir um erro e jogar em cima de outrem,muito menos pela janela…
Email do autor: homerobp@bol.com.br
3 junho 2008
4:29 pm
Nº 32720
Mãe pare de ficar procurando culpados para as falhas suas e de seus filhos.
Quando seus filhos não participam das aulas, não tem disciplina, eles fazem isso na presença de todos. Porque a professora deveria falar sobre isso em sigilo?
Antes de ficar questionando os direitos seus e de seus filhos, procure aprender e ensinar a eles os deveres.
Desejo a voce muita sorte, voce vai precisar.
Email do autor:
3 junho 2008
5:55 pm
Nº 32737
Essa mãe deveria não só concordar como também apoiar com a professora que deveria estar muito irada com o”filhinho da mamãe” ,que deveria envergonhar-se em qualquer ambiente,com ou se platéia…
Meu filho,na adolescencia tornou-se bem danadinho,mas nota vermelha não admito e desrespeitar professores,também não.Nossos filhos precisam de limites e de levar escola a sério.
Email do autor:
4 junho 2008
8:30 am
Nº 32762
O CONSTRANGIMENTO ESTÁ JUSTAMENTE AÍ, PORQUE QUE UMA MÃE QUE PARTICIPA DE TODAS AS REUNIÕES PROPOSTAS, QUE VAI NA ESCOLA COM FREQUENCIA, QUE NUNCA FOI CHAMADA NA ESCOLA PRA OUVIR RECLAMAÇOES, E QUE ALIÁS DIZEM QUE O COMPORTAMENTO É BOM, SEMPRE ACONSELHA A CRIANÇA, SEMPRE COBRA DISCIPLINA, COBRA TAREFA, COBRA TRABALHOS ESCOLARES, TÁ CERTO, ELA TEM O DDA, MAS PRA MIM PARTICULARMENTE, TEM QUE SER TRATADO, MAS NÃO DEIXA QUE ISSO SE TORNE UMA DESCULPA. PORQUE NUMA DESSAS IDAS A ESCOLA, CHEGA ALGUEM DO NADA E DESPEJA TUDO ISSO EM CIMA DA MÃE, SENDO QUE DIAS ANTES HOUVE UMA REUNIÃO ONDE FOI TRATADO TODOS OS ASSUNTOS, INCLUSIVE COMPORTAMENTAL…….E…APENAS FOI COBRADO O CORRIQUEIRO, QUE ALIÁS NINGUEM É PERFEITO E COMETE DESLIZES.
Email do autor:
23 setembro 2008
10:07 pm
Nº 46979
É COMPLICADO, antes de dar uma opinião é preciso saber o que realmente está acontecendo?????
Mas a MINHA atitude seria chamar a mãe para um local mais reservado e com a presença do diretor da escola.
Email do autor: