Redução da jornada de trabalho
A redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais - sem redução do salário do trabalhador - será analisada hoje pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. O projeto é do deputado Marco Maia (PT-RS).
*Muito complexo isso. Os patrões estão contra, pois terão que pagar o mesmo e o empregado trabalhará menos.




18 novembro 2008
8:52 am
Nº 55877
Não passa, com certeza.
Email do autor:
18 novembro 2008
8:57 am
Nº 55879
tem é que aumentar o salario , e não reduzir horas.
Email do autor:
18 novembro 2008
9:02 am
Nº 55882
Não passa mesmo.
Email do autor: luizbortolotto@gmail.com
18 novembro 2008
9:16 am
Nº 55889
A idéia é boa, mas o momento é inoportuno, não passa.
Email do autor: czar_pr@hotmail.com
18 novembro 2008
9:24 am
Nº 55890
Deveria passar. Muitas empresas fazem que seus funcionários trabalhem 44 horas em 5 dias.
Trabalho na área de recursos humanos e vejo a quantidade de tempo perdida com tarefas inúteis, o quanto os funcionários se enrolam, ou simplesmente não tem o que fazer.
Muita gente ainda acha que a quantidade de horas trabalhadas mede o quanto o funcionário é bom, e isso não é verdade. Conheço pessoas que fazem em 6 horas o que muitas levam 10. O que precisa ser modificado são as ferramentas de trabalho, a instrução dos funcionários, a qualidade do trabalho realizado.
Na europa, a jornada de trabalho semanal é de 36 horas para muitas profissões, e isso não quer dizer que lá se trabalha menos, apenas, perde-se menos tempo com burocracia e contrata-se pessoas que são realmente competentes, afora o salário muito mais compatível com o mercado.
Email do autor:
18 novembro 2008
9:31 am
Nº 55895
A carga de trabalho tá boa. O salário é q precisa melhorar. Mas o trabalhador tb precisa melhorar, e muito.
Email do autor: deltrejo@yahoo.com
18 novembro 2008
11:09 am
Nº 55927
Tá, a Fernanda já disse tudo.
Email do autor: sw.mateus@gmail.com
18 novembro 2008
12:12 pm
Nº 55947
Fernanda,
Isso já mudou em vários países da Europa. Era comum principalmente nos nos países germânicos e nórdicos, mas estava comprometendo a produtividade destes países, e já ñ é mais assim.
Inclusive, qdo a França tentou reverter isso como fizeram os países do norte, essa tentativa de mudança foi um dos motivos daquelas revoltas na França q vimos há algum tempo atrás.
Essa jornada reduzida, juntamente com o excesso de direitos trabalhistas, é apontada como um dos motivos da estagnação francesa. O interessante é q na França os mesmos jovens q estão contra essas mudanças, são os mesmo q estão desempregados e vão para a Inglaterra e Irlanda ganhar dinheiro, um bom dinheiro, trabalhando em jornadas muito mais extensas e com contratos q ñ garantem praticamente mais nada além do pagamento pelo serviço realizado.
Redução de jornada de trabalho, hj, é andar na contramão da história.
Tá bom do jeito q tá.
Precisamos é focar na qualificação e no salário.
Email do autor: deltrejo@yahoo.com
18 novembro 2008
12:23 pm
Nº 55951
É dificil mas não impossivel ! tomará q passe, alías ultimamente tenho trabalhado 24hs por dia !! não aguento mais !!
Email do autor:
18 novembro 2008
12:55 pm
Nº 55957
É uma boa idéia. Quem sabe assim se criem novas frentes de trabalho. A escravatura já foi abolida no Brasil há muito tempo!
Email do autor:
18 novembro 2008
12:59 pm
Nº 55960
Marcelo, te entendo.
Quando reduziram a jornada na Europa o que pretendiam era contratar mais pessoas, aumentando a taxa de emprego, só que isso não aconteceu. O que se deu foi um acúmulo de tarefas à funcionários já sobrecarregados, por isso a estagnação.
Acredito que 4 horas a menos de trabalho não vão prejudicar os bons trabalhadores, aqueles eficientes, que já cumprem com seus compromissos.
Acredito que o ponto central dessa discussão deva ser a eficiência e eficácia do funcionário, não quantas horas ele trabalha. Essa visão antiga de que quem trabalha muito é que é bom trabalhador é o que mantém o status de exploração cada vez maior, pois o cara que realmente trabalha, recebe cada vez mais trabalho, e assim mantém essa idéia de “ele faz tanta hora extra, como trabalha esse funcionário”.
Email do autor:
18 novembro 2008
1:30 pm
Nº 55977
A relação mais justa é a da competência.
Resultados e não obrigações legaqis.
Em todas as atividades existem os competentes e os que precisam de “leis” para parametriza-los.
É verdade que no “chão de fabrica” a mensuração TEMPO é importante e definitiva (como referência).
Fora dela, onde a empresa precisar que o sujeito PENSE, não sera NUNCA o tempo que determinara comprometimento ou capacidade.
Portanto, ja gerenciei equipes de vendas por exemplo onde os melhores vendedores (resultados) eram um “saco” e os que menos “trabalhavam”!.
Por que? porque usavam de planejmento, estratégia e competência.
Nunca sera 40, 44, 198 horas que transformarão um desinteressado em produtivo.
O inverso é verdadeiro.
Grato
Prof. Vergueiro
Email do autor: paulovergueiro@bol.com.br
18 novembro 2008
1:52 pm
Nº 55987
Este projeto seria justo se as empresas tivessem um incentivo fiscal de tal maneira que reduzisse a folha de pagamento, fazendo com que tivesse fôlego para poder contratar novos empregados. Nas áreas administrativa, muitas empresas já aboliram o trabalho no sábado (4 horas), algumas ainda insistem em aumentar em 48 minutos diários de segunda a sexta para compor 44 horas semanais, o que é uma tremenda besteira, pois o funcionário fica esticando o dia de trabalho, enrolando mesmo até dar a hora de ir embora. Vai ai uma dica, no administrativo da Cocamar é feito algo interessante, todos trabalham 40 horas e ficam devendo 4 horas por semana, se no final do mês não precisarem trabalhar a mais, vai negativo para o banco de horas e no final de 1 ano, zera. Se precisarem fazer horas extras, não serão remuneradas, a não ser que as horas positivas sejam maiores do que as negativas, dai sim a diferença será paga.
Email do autor:
18 novembro 2008
3:17 pm
Nº 56012
Fernanda,
Vc está coberta de razão qdo diz q produz mais qm trabalha melhor ñ é qm trabalha mais. Nos serviços administrativos principalmente, trabalha mais qm tem menos competência e precisa de mais tempo para realizar as mesmas tarefas. Faço minhas muitas das suas palavras.
Isso tudo é verdade na maioria dos casos.
Mas,
veja bem,
como o Prof. Vergueiro bem lembrou, no chão de fábrica conta-se os minutos de cada tarefa para medir a produtividade, e cada hr a mais faz sim bastante diferença. É assim q funciona uma fábrica, por mais moderna e bem gerida q seja (principalmente!).
Talvez vc tenha razão qdo diz q uma jornada de 40h semanais estaria de bom tamanho. Pode ser, realmente ñ sei. 40h me parece bom. 44 tb. Não vejo quase ng reclamando disso, exceto sindicalistas.
Mas tenho certeza q o momento é inoportuno, agora é hr de trabalharmos mais, e ñ menos. Em especial nos próximos 6 meses q virão.
Além do mais, volto a insistir. O foco da discussão está errado.
Como disse, na verdade ñ vejo ng reclamando pq trabalha 44h semanais, e creio mesmo q a maioria nem sabe qtas hrs semanais trabalha. Reclamam sim, e muitas vezes com razão, dos salários. Já os empresários, reclamam, com mais razão ainda na maoria das vezes, da qualidade da mão-de-obra.
Deveríamos , portanto, estar discutindo a qualificação dos empregados e a melhora da remuneração
Isso sim, seria um debate oportuno e produtivo.
Mais do q nunca.
Abraços,
e obrigado pelo bom nível da discussão, isso tem andado raro.
Email do autor: deltrejo@yahoo.com
18 novembro 2008
4:18 pm
Nº 56027
Marcelo e Fernanda:3
Realmente vcs estão de parabéns pelo nível da discussão.
Eu concordo em partes com a Fernanda, acho que nossa jornada de trabalho deveria ser melhor, para termos tempo de nos dedicarmos a outras atividades tão importantes quanto nosso trabalho, como estudar, dar atenção para a familia, lazer e tudo mais.
Mas entendo que na atual realidade do Brasil isso é inviável, é concordo com o Marcelo quando diz que 40 ou 44 horas semanais não ia fazer muita diferença, na empresa que trabalho, não temos jornada aos sabados, e fazemos 48 minutos a mais todo dia pra compensar, se mudar a jornada pra 40 horas só iamos trabalhra 48 minutos a menos por dia, não ia fazer muita diferença mesmo.
Email do autor:
18 novembro 2008
4:54 pm
Nº 56042
seria bom se acontecer
Email do autor:
18 novembro 2008
5:10 pm
Nº 56048
Entendo o ponto de vista de cada um. Mas acredito sim, que a redução em 4 horas semanais faria uma diferença enorme para todos que: precisam ir ao banco, mercado, resolver problemas pessoais, ir ao médico, etc etc.
Os 48 minutos a mais que trabalhamos na semana nos impele a faltar em dia de trabalho quando precisamos resolver outras coisas. É uma questão de qualidade de vida, pois, como bem lembrado pelo Reinaldo, existe mais do que o trabalho.
Eu, particularmente, sou a favor de horários flexíveis, especilamente em atividades administrativas, que variam bastante de acordo com o fluxo da empresa e clientes. Quanto a produção, hoje, as empresas que não oferecem boas condições (seja horários ou salário) fica sem funcionário (realidade de curitiba).
Realmente, a discussão deve girar em torno da qualificação, pois é isso, acima de tudo, que falta para podermos exigir melhores salários e condições de trabalho.
Email do autor:
18 novembro 2008
5:45 pm
Nº 56057
Horário flexível seria uma boa opção, por exemplo, eu trabalho com desenvolvimento de sistemas, a empresa poderia me passar as implementações que eu tenho que desenvolver, eu poderia trabalhar em casa, pois tenho todos os equipamentos e estrutura que preciso lá, ao invés de ganhar salário eu poderia ganhar por produção, ai eu fazia meu próprio horário, se precisar resolver um problema particular na parte da manhã, depois eu poderia trabalhar até mais tarde pra compensar.
Só um exemplo de como horário flexivel poderia funcionar.
Email do autor:
18 novembro 2008
9:17 pm
Nº 56098
Os argumentos da Fernanda são consistentes, tem sentido. Já os os Marcelo Del Trejo parece somente discursinho vazio do sindicato patronal. Não falta bom senso nisso?
Email do autor:
19 novembro 2008
12:00 am
Nº 56119
Bom, tirando o comentário comunista do “sem bonde da história” Milton Paz, esse post está de parabéns pelo nível apresentado. Mas, algumas coisas me chamaram a atenção.
Primeiro, no primeiro comentário da Fernanda, o último parágrafo dela diz assim: “Na europa, a jornada de trabalho semanal é de 36 horas para muitas profissões, e isso não quer dizer que lá se trabalha menos, apenas, perde-se menos tempo com burocracia e contrata-se pessoas que são realmente competentes, afora o salário muito mais compatível com o mercado.”
A minha pergunta é: de qual burocracia você fala? Isso eu realmente fiquei em dúvida.
Outra coisa que me chamou a atenção foi o comentário do Reinaldo sobre horário flexível. Ao meu ver, me pareceu um tanto egoísta. Se todos nós trabalhássemos com computadores, por exemplo, ficaria mais fácil. Mas a realidade é outra. Como um pedreiro, por exemplo, trabalharia em casa? Levaria um muro pronto? Não é briga, é pedir pra explicar melhor o seu ponto de vista.
E uma dúvida cruel: Marcelo del Trejo, se eu não me engano, na França foi proposto o contrário, ou seja, aumentar em 6 horas a carga semanal de trabalho. São, com muito orgulho, o povo mais preguiçoso que existe. Ou o segundo, fora o brasileiro hehehehe.
Email do autor: luizbortolotto@gmail.com
19 novembro 2008
12:01 am
Nº 56120
Aliás, fora o brasileiro não. Incluidíssimo o brasileiro, que é campeão no quesito preguiça.
Email do autor: luizbortolotto@gmail.com
19 novembro 2008
1:15 am
Nº 56127
DIRETO DA BAHIA …
Carga horária vai baixar meu rei … mas isso dá um trabalho!!!
Brasileiro sofre!!! (mas cada dia é mais folgado)
Email do autor:
19 novembro 2008
1:47 am
Nº 56129
Bortolotto,
“Marcelo del Trejo, se eu não me engano, na França foi proposto o contrário, ou seja, aumentar em 6 horas a carga semanal de trabalho”.
É isso mesmo, foi isso q afirmei. Só ñ me lembro se foram 6 horas.
Mas ñ desistiram disso ainda ñ, nem podem. O presidente Sarkozi já disse q vai reapresentar a proposta.
Email do autor: deltrejo@yahoo.com
19 novembro 2008
1:49 am
Nº 56130
Milton,
Vc trabalha?
Ou mama na teta de algum sindicato?
Email do autor: deltrejo@yahoo.com
19 novembro 2008
8:07 am
Nº 56144
Desculpe se não fui claro no meu ponto de vista.
Eu quis dizer que o meu caso é um exemplo de muitos em que o horário flexivel e trabalhar por produção, fazendo seu próprio horário, poderia dar certo.
Sei que tem muitas profissões em que isso é inviável, mas nos casos em que é possível poderia muito bem ser implantado, geraria até menos custos para a empresa.
Email do autor:
19 novembro 2008
11:15 am
Nº 56244
Tem gente que ze autodenomina de preguiçoso. Sou brasileiro e me considero trabalhador e cumpridor de minhas obrigações. Parece que há amigos desse blog que assim não se consideram. Tenho que é coisa pessoal, afinal, e graças a Deus, somos diferentes.
Email do autor:
19 novembro 2008
11:23 am
Nº 56251
Reinaldo,
no seu caso funcionaria muito bem sim.
E tem várias empresas q já trabalham assim.
Mas seu caso é exceção.
Email do autor: deltrejo@yahoo.com
20 novembro 2008
7:18 am
Nº 56411
eu também
a qualquer hora destas
vou virar vagabundo………..
Email do autor: evangelistavaldirrossi@yahoo.com.br